quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Estrutura básica de uma dissertação

Como formar uma boa dissertação ?

A dissertação compreende em :
- A exposição de um assunto;
- O esclarecimento das verdades que o envolvem;
- A discussão da problemática que nele reside;- A defesa de princípios;
- Tomada de uma posição.

* Tipos de textos dissertativos *

Dissertação Expositiva :
É apresentada uma idéia, uma doutrina. O autor expõe seu pensamento, bem como o que outros pensam sobre o assunto.

Dissertação Argumentativa :
Tenta- se provar a veracidade ou a falsidade das idéias. O autor tem a intenção de convencer o leitor ou o ouvinte atravéz de argumentosverídicos.

Obs : a orientação é direcionada a uma dissertação básica, pois existem muitos outros estilos.

Extrutura do Texto dissertativo:

I) Introdução :
- É apresentado o problema que vai ser discutido; portanto, o tema surge desde o iníco da redação.- É sugerido o plano de desenvolvimento.- Deve ser clara, precisa, breve e preáratória.

II) Desenvolvimento :
Nesta parte, são paresentados argumentos que comprovam o problema apresentado. Precisa haver uma boa ordenação das idéias, uma análise objetiva dessas concepções e exemplos claros.O desenvolvimento deve ser :- Ordenado : Cada uma das opiniões devemser sucessivamente avaliadas;- Progressivo : Sempre deve-se partir do mais simples a fim de chegar ao mais complexo;- Equilibrado : Deve haver equilibrio entre sua proporção e a importância dentro do texto.

III) Conclusão :
Compreende em resumir todas as idéias apresentadas e discutidas no desenvolvimento, apresentação de uma solução para o que foi apresentado na introdução e a tomada de uma posição sobre a idéia oposta ( que ja deve ter sido levada em consideração em toda a estrutura da dissertação )

Dica:

Para formar uma dissertação bem estruturada, é importante que exista uma bagagem de conhecimento sobre o tema, e tembém, sobre textos argumentativos.Também é importante usar uma linguagem culta, que combine com o tipo de dissertação, e que exista uma visão crítica sobre o assunto abordado.

Nenhum comentário: