Estrutura do Trabalho
*Formato.
A formatação deve ser a mesma em todo o trabalho. Deve ser apresentado em papel branco, Formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm).
________________________________________________________________________
*Margen
As folhas do trabalho devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm, com alinhamento justificado na margem direita.
________________________________________________________________________
*Espaçamento.
· O texto deve ser digitado com espaço 1,5 cm;
· Os títulos do trabalho devem ser separados do texto por dois espaços (1,5 cm);
· O espaço simples deve ser utilizado somente para citações, notas, referências e resumos;
· No caso das referências, estas devem ser separadas entre si por dois espaços simples.
________________________________________________________________________
*Digitação.
· Tamanho da letra: 12 para o texto, títulos e subtítulos;
· Tamanho 10 para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações e tabelas;
A formatação deve ser a mesma em todo o trabalho. Deve ser apresentado em papel branco, Formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm).
________________________________________________________________________
*Margen
As folhas do trabalho devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm, com alinhamento justificado na margem direita.
________________________________________________________________________
*Espaçamento.
· O texto deve ser digitado com espaço 1,5 cm;
· Os títulos do trabalho devem ser separados do texto por dois espaços (1,5 cm);
· O espaço simples deve ser utilizado somente para citações, notas, referências e resumos;
· No caso das referências, estas devem ser separadas entre si por dois espaços simples.
________________________________________________________________________
*Digitação.
· Tamanho da letra: 12 para o texto, títulos e subtítulos;
· Tamanho 10 para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações e tabelas;
- Fontes Arial ou Times New Roman
________________________________________________________________________
*Notas de Rodapé.
A informação referente à nota de rodapé é digitada no final da página, em espaço simples e com fonte tamanho 10, e deve ser separada do texto por filete de 4 cm, a partir da margem esquerda. As notas de rodapé são separadas, entre si, por espaço duplo.
________________________________________________________________________
*Paginação.
A numeração deve ser iniciada a partir da primeira folha da Introdução (parte textual) em algarismos arábicos, localizados no canto superior direito da folha, a 2cm da borda superior.
________________________________________________________________________
*Notas de Rodapé.
A informação referente à nota de rodapé é digitada no final da página, em espaço simples e com fonte tamanho 10, e deve ser separada do texto por filete de 4 cm, a partir da margem esquerda. As notas de rodapé são separadas, entre si, por espaço duplo.
________________________________________________________________________
*Paginação.
A numeração deve ser iniciada a partir da primeira folha da Introdução (parte textual) em algarismos arábicos, localizados no canto superior direito da folha, a 2cm da borda superior.
_______________________________________________________________
*Capa
Deve estar na capa :
-Nome da instituição
-Nome do autor
-Título
-Subtítulo
-Local da instituição
-Ano de entrega do trabalho
-Usar fonte tamanho 16.
*Capa
Deve estar na capa :
-Nome da instituição
-Nome do autor
-Título
-Subtítulo
-Local da instituição
-Ano de entrega do trabalho
-Usar fonte tamanho 16.
__________________________________________________________________________
*Folha de Rosto
Deve conter:
-Nome do autor (fonte 16)
-Título principal (fonte 16)
-Subtítulo (fonte 12)
-Natureza do trabalho (fonte 12)
-Objetivo do trabalho (fonte 12)
-Nome da instituição (fonte 12)
-Área de concentração (nível de ensino, curso)
-Nome do orientador (fonte 12)
-Local da instituição (fonte 16)
-Ano de entrega do trabalho (fonte 16)
-Nome do autor (fonte 16)
-Título principal (fonte 16)
-Subtítulo (fonte 12)
-Natureza do trabalho (fonte 12)
-Objetivo do trabalho (fonte 12)
-Nome da instituição (fonte 12)
-Área de concentração (nível de ensino, curso)
-Nome do orientador (fonte 12)
-Local da instituição (fonte 16)
-Ano de entrega do trabalho (fonte 16)
_______________________________________________________________________
*Sumário
Folha com a relação de todas as partes do trabalho com a indicação das respectivas Páginas.É colocado no início do trabalho.
* Anexos
Folha com documento que complementa o tema de OUTROS AUTORES e que foram utilizados no trabalho. Pode ser formado por questionários , roteiros de entrevistas , representaço~es gráficas etc. Deve ser citada a fonte. É indicado por letras maiúsculas consecutivas travessão, seguido pelo respectivo título em minúsculo.Vem no final do trabalho.
_______________________________________________________________________
*Notas de Rodapé
São indicações, esclarecimentos ou informações adicionais ao texto. Podem indicar fontes consultadas, informações em relação à comunicação pessoal, ou até comentários pessoais do autor, entre outros dados.
As notas de rodapé são indicadas no texto devem seguir as seguintes regras:
No final da frase
Após o ponto final
Por algarismos arábicos (os utilizados hoje: 1, 2, 3 e etc.)
Seqüenciais
Em sobrescrito (¹ ² ³)
As notas de rodapé são indicadas no texto devem seguir as seguintes regras:
No final da frase
Após o ponto final
Por algarismos arábicos (os utilizados hoje: 1, 2, 3 e etc.)
Seqüenciais
Em sobrescrito (¹ ² ³)
*Citação
É uma alusão ou referência a textos ou documentos previamente consultados, sua principal finalidade é explicar ou completar os dados do trabalho que será desenvolvido. Deve conter a fonte de onde foram retirados os dados (obrigatoriamente).
>Sistemas de chamada da citação
É um meio de indicar a fonte consultada, no texto. Existem dois tipos de sistemas de chamada para as citações, são eles:
-Sistema Numérico:
As citações são enumeradas continuamente para todo o trabalho.
-Sistema Autor-Data:
A citação é apontada pelo sobrenome do autor, ou nome da instituição ou até mesmo pelo título do documento mencionado.
__________________________________________________________________________
*Tipos de Citação
*Tipos de Citação
-Citação Direta:
É a transição literal dos conceitos do autor consultado.
· Anotar a indicação do número da página.
· Anotar a indicação do número da página.
-Citação Indireta
É a reprodução livre dos conceitos do autor consultado.
É a reprodução livre dos conceitos do autor consultado.
- Observações:
* Como será de conhecimento de todos, os trabalhos deverão seguir esse modelo, que só será alterado caso algum professor(a) modifique o modelo pra seu trabalho.
3 comentários:
É mais rápido, fácil e simples pesquisar, argumentar, escrever, pensar, se basear do que formatar e editar o texto
Vai ser mais fácil fazer todo o trabalho do que formatar tudo depois.@
Postar um comentário