quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Formatação Dos Trabalhos

Os trabalhos devem possuir uma estrutura uniforme, seguir um padrão instituído pela instituição. Sendo assim, adaptamos as regras ABNT para nosso colégio.

Estrutura do Trabalho


*Formato.

A formatação deve ser a mesma em todo o trabalho. Deve ser apresentado em papel branco, Formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm).
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*Margen

As folhas do trabalho devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm, com alinhamento justificado na margem direita.
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*Espaçamento.

· O texto deve ser digitado com espaço 1,5 cm;
· Os títulos do trabalho devem ser separados do texto por dois espaços (1,5 cm);
· O espaço simples deve ser utilizado somente para citações, notas, referências e resumos;
· No caso das referências, estas devem ser separadas entre si por dois espaços simples.
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*Digitação.

· Tamanho da letra: 12 para o texto, títulos e subtítulos;
· Tamanho 10 para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações e tabelas;
- Fontes Arial ou Times New Roman
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*Notas de Rodapé.

A informação referente à nota de rodapé é digitada no final da página, em espaço simples e com fonte tamanho 10, e deve ser separada do texto por filete de 4 cm, a partir da margem esquerda. As notas de rodapé são separadas, entre si, por espaço duplo.
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*Paginação.

A numeração deve ser iniciada a partir da primeira folha da Introdução (parte textual) em algarismos arábicos, localizados no canto superior direito da folha, a 2cm da borda superior.

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*Capa

Deve estar na capa :
-Nome da instituição
-Nome do autor
-Título
-Subtítulo
-Local da instituição
-Ano de entrega do trabalho
-Usar fonte tamanho 16.



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*Folha de Rosto

Deve conter:
-Nome do autor (fonte 16)
-Título principal (fonte 16)
-Subtítulo (fonte 12)
-Natureza do trabalho (fonte 12)
-Objetivo do trabalho (fonte 12)
-Nome da instituição (fonte 12)
-Área de concentração (nível de ensino, curso)
-Nome do orientador (fonte 12)
-Local da instituição (fonte 16)
-Ano de entrega do trabalho (fonte 16)


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*Sumário

Folha com a relação de todas as partes do trabalho com a indicação das respectivas Páginas.É colocado no início do trabalho.

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* Anexos

Folha com documento que complementa o tema de OUTROS AUTORES e que foram utilizados no trabalho. Pode ser formado por questionários , roteiros de entrevistas , representaço~es gráficas etc. Deve ser citada a fonte. É indicado por letras maiúsculas consecutivas travessão, seguido pelo respectivo título em minúsculo.Vem no final do trabalho.
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*Notas de Rodapé

São indicações, esclarecimentos ou informações adicionais ao texto. Podem indicar fontes consultadas, informações em relação à comunicação pessoal, ou até comentários pessoais do autor, entre outros dados.
As notas de rodapé são indicadas no texto devem seguir as seguintes regras:
No final da frase
Após o ponto final
Por algarismos arábicos (os utilizados hoje: 1, 2, 3 e etc.)
Seqüenciais
Em sobrescrito (¹ ² ³)


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*Citação

É uma alusão ou referência a textos ou documentos previamente consultados, sua principal finalidade é explicar ou completar os dados do trabalho que será desenvolvido. Deve conter a fonte de onde foram retirados os dados (obrigatoriamente).


>Sistemas de chamada da citação

É um meio de indicar a fonte consultada, no texto. Existem dois tipos de sistemas de chamada para as citações, são eles:

-Sistema Numérico:

As citações são enumeradas continuamente para todo o trabalho.


-Sistema Autor-Data:

A citação é apontada pelo sobrenome do autor, ou nome da instituição ou até mesmo pelo título do documento mencionado.

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*Tipos de Citação

-Citação Direta:
É a transição literal dos conceitos do autor consultado.
· Anotar a indicação do número da página
.
-Citação Indireta
É a reprodução livre dos conceitos do autor consultado.

- Observações:





* Como será de conhecimento de todos, os trabalhos deverão seguir esse modelo, que só será alterado caso algum professor(a) modifique o modelo pra seu trabalho.

3 comentários:

Danillo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danillo disse...

É mais rápido, fácil e simples pesquisar, argumentar, escrever, pensar, se basear do que formatar e editar o texto

Diego. disse...

Vai ser mais fácil fazer todo o trabalho do que formatar tudo depois.@